ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE NO SIGAA E MÓDULO-SI3 DA UFC, POR PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
O “Projeto Acessibilidade e Inclusão: abrindo janelas na Educação de pessoas com deficiência visual através das Tecnologias Assistivas”, é uma ação de extensão do Laboratório de Pesquisa Multimeios (FACED/UFC)versão atual desde 2018. Quando nos referimos à acessibilidade, associamos o termo à eliminação de barreiras físicas, porém, o conceito de acessibilidade expandiu para o meio digital. Sugiram sites plataformas e sistemas de ensino e aprendizagem. Pressupõe-se que essas ferramentas sejam acessíveis e devem ser projetados para reduzir as discriminações e exclusões. Desde 2018, o referido projeto de extensão objetiva proporcionar a acessibilidade plena nos meios digitais da UFC. No contexto das atividades acadêmicas no modelo remoto emergencial, constatamos que a implantação da acessibilidade digital plena na UFC é uma prioridade a ser efetivada. Assim,o referido trabalho teve como objetivo diagnosticar e analisar a acessibilidade do “Sistema Integrado de “Gestão de Atividades Acadêmicas–SIGAA da UFC. Durante as atividades remotas, os/as alunos/as com DV da UFC nos procuraram, informando suas dificuldades para acessarem o SIGAA de forma autônoma, até mesmo para realizar matrícula precisam de ajuda de terceiros. Assim, foi realizada teste/análise do módulo acadêmico Si3, com validação manual, por usuário com deficiência visual, programador web e uso dos softwares NVDA e DOSVOX, onde o bolsista vidente que realizava relatórios das atividades. Como resultado conseguimos juntamente com apoio da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui reunir a Equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC, a participação de um aluno cego e um servidor com baixa visão para exposição das dificuldades. Como resultado desta ação,elaboramos relatório direcionado ao STI, propondo estudo e elaboração de plano de atividade para acessibilidade progressiva no Si3 menu matrícula e expedição de documentos com algumas orientações a serem efetivas no decorrer do ano de 202
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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