ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA FCPC NA PROMOÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DA UFC
Resumo
Imersas no terceiro setor, as fundações de apoio interagem com ele ao proporcionarem a captação e a administração dos recursos econômicos, bem como ao realizarem parcerias fomentadoras do desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão. Em face disso, a partir do estudo do princípio da indissociabilidade entre os três componentes do tripé universitário, o presente artigo objetiva compreender a atuação da Fundação Cearense de Cultura e Pesquisa (FCPC), na captação de recursos às ações extensionistas da Universidade Federal do Ceará (UFC), buscando responder ao questionamento: qual atuação da FCPC, enquanto fundação de apoio, na viabilização da realização de parcerias externas para a promoção de ações de extensão da UFC no período de 2015 a 2019? A pertinência do tema faz jus às ações de extensão como um elo entre a Universidade e a sociedade civil, dinâmica essa possibilitada pela interveniência das fundações de apoio na captação e na administração dos recursos oriundos das relações de parcerias. Ademais, a curricularização da extensão universitária, instituída pela Resolução n. 7/2018, estabelece a carga horária mínima a cumprir, impulsionando a atuação dos discentes para além do contexto da sala de aula. A metodologia utilizada é de caráter exploratório, bibliográfico e qualitativo, a partir da pesquisa em sites, legislações, monografias, doutrinas, artigos científicos e levantamento de dados fornecidos pela FCPC. Os resultados revelaram divergência entre os critérios definidores do que são ações de extensão para a UFC e a FCPC, demonstrando um número diverso do publicado oficialmente pela entidade de apoio. Conclui-se, até o momento da pesquisa, que a FCPC, administrativamente, disponibiliza suporte institucional nas diversas ações de extensão promovidas ou não pela UFC no sistema de parcerias.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.