ANÁLISE DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO COMO ASSISTÊNCIA À TOMADA DE DECISÃO EM UMA FÁBRICA DO SETOR PLÁSTICO
Resumo
A intensa competitividade no atual cenário econômico leva as organizações a buscarem ferramentas para que possam ter auxílio no processo decisório. No cenário brasileiro, a desorganização financeira é uma das principais causas de falência dos negócios. Nessa conjuntura, este artigo apresenta os resultados de um estudo que teve por objetivo propor a análise da margem de contribuição dos produtos de uma fábrica de pequeno porte do setor plástico. O estudo foi realizado pautado na coleta de dados, a qual ocorreu por meio de entrevistas estruturadas, análise documental e visitas in loco. Foram levantadas todas as atividades ligadas diretamente aos procedimentos executados, assim como aquelas que se relacionam indiretamente com os objetos da margem de contribuição. No desenvolvimento da análise, foram utilizadas planilhas eletrônicas para organização e controle das informações coletadas. O estudo foi realizado com base no custeio variável, que permite a análise da margem de contribuição dos produtos. A utilização desse método de custeio e, consequentemente, a análise das margens de contribuição obtidas, propiciou análises dos produtos mais rentáveis, além de insumos para tomadas de decisão gerenciais. Para facilitação do estudo, diminuindo sua complexidade e facilitando sua replicação no longo prazo, foram abordados apenas três produtos da linha principal, escolhidos pelo próprio gestor do negócio para o estudo. Desse modo, o estudo contribuiu para demonstrar que é possível aplicar uma análise do custeio e da margem de contribuição nas atividades de uma fábrica de pequeno porte e que tal aplicação, aliada a um processo claro de revisão e reaplicação do estudo, pode proporcionar uma melhoria na gestão da empresa.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.