ANÁLISE DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR PAULO FREIRE FRENTE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Autores

  • Arthur Quirino dos Santos
  • Amanda de Sousa Araújo
  • Emmanuel TeÓfilo Furtado Filho

Resumo

Introdução: A insurgência da pandemia do CoronaVírus trouxe empecilhos em todas as searas da sociedade global e, de modo semelhante, a educação popular foi afetada drasticamente pela mudança do ensino presencial para o ensino à distância. Diante disso, o Curso Pré-Vestibular Paulo Freire, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, teve que modificar a sua estrutura de ensino, com a implementação de uma estrutura on-line nunca antes utilizada, o que revolucionou o ensino popular no ano de 2020. Por isso, serão analisadas as diversas possibilidades dispostas ao Curso e as medidas adotadas para ampliar a educação popular sem deixar de seguir os seus princípios. Objetivos: demonstrar os métodos de aprendizagem diversificados adotados pelo Curso Pré-Vestibular Paulo Freire ante os entraves advindos da pandemia, quantificar as pessoas atingidas pelas medidas e qualificar o conhecimento propagado, expor quantitativamente o trabalho realizado pelos membros do curso, expor qualitativamente os resultados práticos obtidos, demonstrar os métodos de ensino popular do Curso. Metodologia: Metodologia expositiva-argumentativa, utilizando dos objetivos do trabalho para reforçar a transição vivida pelo Curso, buscando demonstrar a aplicação concreta do ensino adaptado, construindo de uma argumentação que represente todo o curso, estruturando, assim, todo o funcionamento da adaptação da educação popular. Considerações finais: busca-se demonstrar as propostas pedagógicas diversificadas em detrimento da pandemia, aplicadas ao discentes interessados na educação popular, objetivando o desenvolvimento de habilidades necessárias para o vestibular, além de garantir a maximização dos resultados e da eficiência dos alunos, mesmo com o ensino à distância, abarcando a reformulação das estruturas básicas de ensino, com sua adaptação para o meio on-line, com a utilização de plataformas de reunião virtual, de publicação de conteúdo e de contato com os discentes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão