ANÁLISE DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS: UMA AVALIAÇÃO PELA PERCEPÇÃO DA COORDENADORIA DE EXTENSÃO DO CAMPUS DO PICI
Resumo
A Extensão é um processo interdisciplinar, que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade, devendo ser continuamente avaliada por meio dos programas e projetos executados, buscando formas de propor avanços. Utilizando-se da base de dados das ações cadastrados na Coordenadoria de Extensão do Campus do Pici (CECPI), sendo parte da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, foi realizada uma análise de conteúdo qualitativo e quantitativo, nas áreas da tecnologia, trabalho e meio ambiente, considerando os anos 2018 e 2019. A partir disso, puderam ser feitas algumas constatações, tais como o Centro de Tecnologia detém maior parte das ações na área de tecnologia e trabalho, com cerca de 50% das ações cadastradas na CECPI, seguido pelo Centro de Ciências Agrárias (21%) e o Centro de Ciências (12%). Sobre a composição total dos projetos, a distribuição de participação é de 64% de discentes, 30% de docentes, 2,5% técnicos, com o restante sendo de participantes externos. Os programas e projetos ambientais cadastrados na CECPI, em sua maioria, tratam do planejamento e educação ambiental. Infelizmente, parte do território cearense não recebe ações de extensão, seja por questões financeiras ou pela ausência de articulação e/ou interesse de uma aproximação com a Universidade, concentrando-se principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza. Destarte, é clara a necessidade de maior apoio financeiro e logístico para a realização das atividades. Outrossim, a baixa participação dos técnicos administrativos e de alunos de pós-graduação mostra um fraco engajamento interno de profissionais, que deveriam ser mais ativos, visando melhor transferir técnicas e tecnologias à sociedade rural e urbana cearense.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.