ANÁLISE DE CUSTO-VOLUME-LUCRO PARA MULTIPRODUTOS COMO FERRAMENTA GERENCIAL EM UMA LOJA DE BRINQUEDOS INFANTIS LOCALIZADA EM FORTALEZA-CE
Resumo
O setor varejista responsável pela venda de produtos ou serviços diretamente ao consumidor final, gera 26% dos empregos com carteira assinada no país e possui uma contribuição expressiva no PIB. Tendo em vista a importância para a economia nacional dos empreendimentos que compõem esse setor, em especial os microempreendedores que são mais suscetíveis às intempéries do mesmo, a garantia da sustentabilidade econômica deles é crucial. Com isso a gestão de custos, mais especificamente a Análise Custo-Volume-Lucro, uma técnica que viabiliza o estudo e a compreensão dos impactos ocasionados pelas mudanças nos volumes de produção ou vendas, nos custos, nas receitas e nos lucros das empresas surge como uma ferramenta de grande importância para garantir a saúde financeira e a assertividade nas tomadas de decisões gerenciais. Nesse contexto o presente estudo teve o objetivo de apresentar um estudo de caso baseado na aplicação e análise de ponto de equilíbrio para multiprodutos, em uma microempresa do setor varejista de Fortaleza, com a finalidade de utilizar as informações obtidas no embasamento de decisões gerenciais. O estudo possui caráter exploratório, um método de pesquisa empírica que pretende formular problemas com a finalidade de desenvolver hipóteses, melhorar o ambiente, fato ou fenômeno onde está realizando a pesquisa. Os dados foram coletados através de documentos fornecidos pela empresa e entrevistas com a proprietária. Como resultado observou-se que todos os produtos do empreendimento, portanto ele também, estão acima do ponto de equilíbrio, mesmo que minimamente. Por fim, conclui-se que a análise de custo-volume-lucro é capaz de ser implementada e fornecer insumos para auxiliar na tomada de decisões gerenciais mesmo em empresas de pequeno porte inseridas em um setor bastante dinâmico.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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