ANÁLISE DE FERRAMENTAS VIRTUAIS PARA O ENSINO COLETIVO DE CORDAS FRICCIONADAS
Resumo
O desafio central enfrentado pelo projeto de extensão, que, antes da pandemia, reunia mais de 1300 alunos anualmente, entre crianças, adolescentes e adultos, se refere à continuidade da ministração das aulas. A partir de março de 2020, os encontros de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da Universidade Federal do Ceará passaram a ser limitados aos recursos disponíveis na internet - estes, que, para o público do Projeto, representam grande variabilidade de qualidade, preço e acessibilidade. Com a evolução das tecnologias de informação, e os desafios de acesso às ferramentas digitais, o Projeto de Extensão de Cordas Friccionadas busca alternativas para otimizar a forma de ensino e interação entre professores, monitores e turmas, sem prejudicar a qualidade sonora, a afinação, a correção postural e a satisfação dos alunos. Este estudo busca explorar as ferramentas disponíveis no mercado para testá-las e avaliá-las em parâmetros que interessam ao desenvolvimento do ensino coletivo de cordas friccionadas. Para a realização de testes e determinação de parâmetros de avaliação das ferramentas digitais, este estudo conta com a cooperação do projeto de extensão universitária em Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenado pelas professoras Dra. Liu Man Ying(violino e viola) e Ma. Dora Utermohl de Queiroz(violoncelo e contrabaixo), do curso de Licenciatura em Música da UFC.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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