ANÁLISE DO PERFIL DAS PACIENTES GESTANTES ATENDIDAS NO AMBULATÓRIO DO ADOLESCENTE NO PERÍODO DE 2018-2020: UM ESTUDO RETROSPECTIVO.
Resumo
Introdução: A gravidez constitui um dos principais problemas de saúde na faixa etária entre 10-20 anos, sendo responsável por agravar complicações fetais, maternas e neonatais. bem como acentuar problemas socioeconômicos. Dentre os principais fatores envolvidos para a ocorrência de gravidez na adolescência, destaca-se a falta de acesso à informação, fato que resulta no desconhecimento da sexualidade e no uso inadequado de preservativos. Objetivos: Estudar o perfil das pacientes grávidas, com idade até 19 anos, atendidas no ambulatório do adolescente no período de 2018-2020. Metodologia: Foram selecionados 114 prontuários de pacientes gestantes atendidas no ambulatório do adolescente. Em seguida, foram organizados os dados em uma planilha contendo informações sobre aspectos como idade, escolaridade, uso de preservativos, planejamento, entre outros. Resultados: Das 114 pacientes, 60 (52,6%) engravidaram antes dos 15 anos, sendo enquadradas como gravidez na adolescência precoce, e 54 (47,4%) engravidaram após os 15 anos. A média de idade foi de 15,4 anos. Quando analisado o fator “planejamento da gestação”, das 114 pacientes, 86% responderam que a gravidez não foi planejada, 14% haviam planejado a gestação e 19 não responderam. Quanto à escolaridade, 63% estavam cursando/cursaram o ensino fundamental, enquanto 37% tinham ensino médio completo/incompleto. Conclusão: Desta forma, conclui-se que a gravidez na adolescência ainda é um desafio a ser enfrentado. De acordo com nosso estudo, o número de adolescentes que engravidam com idade inferior a 15 anos é bastante significativo, fato que está associado a diversas repercussões negativas. Ademais, muitas adolescentes engravidam ainda durante o ensino fundamental, fato que resulta, muitas vezes, em evasão ou prejuízo no desempenho escolar. Além disso, 86% das gestações ocorreram de forma não planejada, indicando a falta de informação adequada e a escassez de programas de educação específicos voltados para adolescentes.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.