APRENDIZAGEM COOPERATIVA E SOLIDARIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Ewerthon Nunes Costa
  • Milena Carlota Lima
  • João Paulo de Sousa Ferreira
  • Rodrigo Duarte Rocha Braga
  • Ricardo da Costa Lima
  • Manoel Andrade Neto

Resumo

O recomendado distanciamento social pela COVID-19 redefiniu todas as relações sociais e no campo da educação desafiou docentes e gestores a se reinventarem na busca de novas estratégias para enfrentar os desafios de uma nova realidade que imposta. Nesse cenário eu desenvolvi minhas atividades como bolsista de extensão vinculado ao PRECE - Projeto de Estímulo a Cooperação na Escola, que já foi um programa com a ação em muitas escolas do estado do Ceará, mas atualmente seu trabalho se restringe a EEEP Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste, uma escola considerada de aprendizagem cooperativa e solidária. Como bolsista e ex-aluno da referida escola, o meu trabalho consistiu em desenvolver estratégias cooperativas que pudessem garantir o envolvimento dos estudantes na busca pela aprendizagem de química. Com a supervisão do meu orientador e do diretor da escola, eu e mais três colegas assumimos a gestão de quatro turmas do terceiro ano do ensino médio. Para as atividades pedagógicas realizadas remotamente, fizemos a adaptação da técnica ETMFA desenvolvida pelo PRECE, que consiste em exposição do conteúdo, trabalho individual, trabalho em grupo, fechamento da aula e avaliação individual no final do encontro. As exposições foram realizadas através do “google meet”, as células de aprendizagens foram organizadas pelo WhatsApp e para as avalições individuais foram utilizados formulários on-line. Como resultado podemos afirmar que o semestre foi concluído com êxito e boa aceitação dos estudantes. Destaca-se ainda a importância para nós, estudantes de licenciatura egressos da escola, da experiência de iniciação à docência, obtida durante o processo. Além disso, a experiência consolidou a adequabilidade da aprendizagem cooperativa no contexto da pandemia, o que certamente, amplia a visão e cria possibilidades para a utilização da aprendizagem cooperativa em condições em que não seja possível atividades presenciais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão