AS MUDANÇAS NO MEIO AMBIENTE DURANTE O PERÍODO DE LOCK DOWN E A IMPORTÂNCIA DO PROJETO VERDELUZ À SOCIEDADE CEARENSE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
É sabido que, a partir do Decreto estadual nº 33.510, de 16 de março de 2020, foi determinado o fechamento de serviços não-essenciais no Ceará, sendo este, ainda, prorrogado durante semanas, seguindo às orientações da OMS, com o intuito de controlar o alcance da pandemia da COVID-19, causado pela proliferação da nova espécie de coronavírus, denominado SARS-Cov-2. Após a realização de estudos, pesquisadores perceberam padrões de benefícios e malefícios à natureza em meio ao período de lock down em diversas cidades pelo mundo, inclusive Fortaleza. Dito isto, o presente trabalho acadêmico visa analisar os impactos causados na natureza pela pandemia do coronavírus durante o período de isolamento social e a importância do Projeto Verdeluz em meio a este cenário. Para tal, é feito um levantamento de dados mediante os estudos e pesquisas divulgados referentes às mudanças ocorridas, tanto positivas quanto negativas, assim como da contribuição de como o projeto pôde fornecer e as dificuldades enfrentadas. A pesquisa é feita a partir de constatações advindas do fenômeno pandemia em espaços públicos de Fortaleza. Percebe-se que, segundo estudos científicos, houve a regeneração natural de vegetação que, por exemplo, era frequentemente pisoteada por estar em áreas com trilhas, assim como houve uma brusca redução da interferência humana nos hábitats de fauna e flora. Vale ressaltar que, todavia, houve um aumento da produção de lixo, tendo em vista que a população se encontrou obrigada a estar em casa, o que, consequentemente, contribui para o aumento. Dessa forma, nota-se que é de indubitável pertinência a análise e a discussão sobre a atuação do projeto perante o cenário complexo vivido durante a determinação estatal do lock down e as mudanças ocorridas no meio ambiente cearense, devido à ausência de interferência humana.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.