AS OFICINAS DE PRODUÇÃO E PLANEJAMENTO DE DISCIPLINAS REMOTAS COMO AUXÍLIO EMERGENCIAL AO CORPO DOCENTE DA ÁREA DA SAÚDE
Resumo
INTRODUÇÃO: Em função da pandemia do covid-19, as aulas presenciais na Universidade Federal do Ceará foram suspensas e a retomada do semestre letivo foi promovida através do ensino remoto à distância, e conhecendo as dificuldades de adaptação de parte de membros do corpo docente da área da saúde, o GETS (Grupo Educação, Tecnologia e Saúde) promoveu oficinas de planejamento e produção de disciplinas remotas, com o intuito de facilitar essa transição de lecionar em sala de aula para sala virtual. OBJETIVO: Capacitar professores, alunos de iniciação à docência e técnicos colaboradores em atividades de ensino, a realizarem o planejamento didático pedagógico e a produção de disciplinas remotas. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre o planejamento, produção e ofertada de três oficinas de capacitação em planejamento e produção de disciplinas remotas voltadas aos membros do corpo docente da área da saúde. RESULTADOS: Ao todo, foram ofertadas 350 vagas para três oficinas: planejamento de disciplinas remotas; produção de disciplinas remotas; planejamento e produção de disciplinas remotas. Os participantes se inscreveram através de um formulário online, e foram posteriormente divididos em salas virtuais no Google Classroom, por unidades acadêmicas e perfil docente ou discente. As aulas foram ministradas e facilitadas por professores, colaboradores e bolsistas, que correspondiam a um total de 12 membros apoiadores. Como resultado, tivemos 227 concludentes, os quais cumpriram os métodos de avaliação: presença e entrega de atividades. CONCLUSÃO: Conclui-se que o alcance e a realização das oficinas foram satisfatórios, uma vez que a demanda foi correspondida pelo número de participantes, o número de certificações geradas, além do feedback positivo dos participantes.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.