AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO E ENSINO SOBRE OS LEPIDÓPTERAS, EM TEMPOS DE PANDEMIA, NO PROJETO CORES DA NATUREZA - BORBOLETÁRIO
Resumo
O Projeto de Extensão Cores da Natureza – Borboletário, em tempos não pandêmicos, transmite, de modo presencial através de seus integrantes, conhecimentos sobre os lepidópteros (borboletas e mariposas), como também aborda temas sobre a educação e a preservação ambiental e mostra a interação desses seres artrópodes com o seu ecossistema local. Nesse trabalho objetivou-se revelar a estratégia que o referido Projeto lançou mão para continuar com os seus propósitos extensionistas em tempos de Pandemia. Assim sendo, com a entrada na crise sanitária mundial e com as medidas de distanciamento social, os que fazem o Projeto Cores da Natureza – Borboletário, tiveram que criar meios para alcançar o público interessado. Desse modo nasceu a ideia da construção da rede social do Projeto onde se poderia postar conhecimentos, curiosidades, informes e temas pertinentes sobre esses insetos incríveis que são os lepidópteros. Trabalhou-se com textos e fotos nas postagens, a fim de instigar o público a dar mais atenção a esses seres, observando-os em seus jardins, quintais ou até mesmo dentro de suas casas e ao ar livre em alamedas, mostrando a sua importância ambiental, suas cores, formas e hábitos. Iniciou-se com um público razoável, tendo-se uma baixa adesão por ser um página nova e com poucas matérias, mas com o tempo o engajamento na página cresceu do mesmo modo como seu conteúdo postado, envolvendo um público cada vez maior e acarretando cada vez mais informações.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.