ATELIÊ DE PINTURA LIVRE DO IPREDE: EDUCAÇÃO CRIADORA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Resumo
O projeto de extensão “Ateliê de Pintura Livre do Iprede: educação criadora na primeira infância” integra as ações do Programa de Extensão “Ateliê do Iprede: educação e experiência estética no terceiro setor”, originado pela parceria entre a Universidade Federal do Ceará (ICA/FACED), e o Instituto da Primeira Infância (Iprede). Tem como objetivo geral promover a educação criadora na primeira infância através da pintura livre com crianças e familiares atendidos pelo Iprede. Traz como referência principal o Closlieu, ateliê de pintura concebido pelo educador alemão Arno Stern, onde se realiza o “jogo de pintar”, espaço de livre expressão e criação artística das crianças e adultos em que a arte infantil é premissa fundamental para o desenvolvimento na primeira infância, valorizando os universos plásticos da criança, que, por meio da pintura, elabora e expressa suas visões de mundo e seus aprendizados. Como objetivos do projeto para 2020: a seleção de uma equipe de voluntários e bolsistas; a formação contínua da equipe através de cursos e grupo de estudos sobre educação criadora e a linguagem plástica da criança na primeira infância e a montagem e implementação do Ateliê de Pintura (espaço físico) no interior do Iprede para realização das sessões de pintura e acompanhamento das crianças e familiares. Em virtude da pandemia da COVID 19, as atividades presenciais foram suspensas a partir de março, levando a uma reestruturação das ações do projeto, o qual se desenvolveu através do trabalho remoto, nas ações de grupo de estudo com bolsistas de todo o programa e de formação específica para a equipe. Nessa modalidade foi possível realizar cursos online com Soraya Lucato, primeira e única brasileira a estudar diretamente com Arno Stern e a implementar o primeiro Cloliê do Brasil, proporcionando o aprofundamento dos conhecimentos técnicos e metodológicos que darão base para a instalação do Ateliê de Pintura do Iprede em 2021, assim que as atividades presenciais normalizarem.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.