ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR DE PACIENTES PORTADORES DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA
Resumo
Introdução: Estudos comprovaram que há maior sobrevida de portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) acompanhadas por equipe multidisciplinar. Nesse contexto, o Grupo de Estudo Multidisciplinar em Doenças Neuromusculares (GEMDON), projeto de extensão vinculado ao Departamento de Medicina Clínica, foi criado com propósito de fomentar o conhecimento e pesquisa, bem como o atendimento multidisciplinar para pacientes com doenças neuromusculares. Objetivos: Providenciar atendimento multidisciplinar de pacientes de ELA em maior nível de vulnerabilidade socioeconômica através do GEMDON. Metodologia: Atendimento clínico por médico neurologista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e nutricionista em sequência. Resultados: Os atendimentos foram realizados no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC (NPDM), na última sexta-feira de cada mês, contando com a presença de diversos profissionais voluntários da área da saúde. Os atendimentos são realizados por um profissional de cada vez. Ao fim da manhã, após o paciente ser atendido por diversas especialidades, os profissionais se reúnem e debatem juntos sobre o caso de cada paciente. Assim, cada profissional contribui com a construção de uma abordagem mais completa e adequada ao paciente. Em seguida, paciente, cuidador e familiares têm a oportunidade de conversar com a equipe completa para tirar suas dúvidas e ser orientada quanto ao tratamento. Conclusão: O Projeto conseguiu fornecer uma modalidade de atendimento que, até então, não fazia parte da realidade dos pacientes, tendo grande ganho em seu tratamento. Atualmente os atendimentos estão interrompidos devido ao isolamento social recomendado em resposta à pandemia da Covid-19, retornando assim que possível.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.