ATUAÇÃO DA EMPRESA JÚNIOR DO CURSO DE FARMÁCIA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Jennifer Rayanne Pereira Cipriano
  • Isabelle de Fátima Vieira Camelo Maia
  • Italo Nunes Arrais de Sousa
  • Lara Rafaelly Lopes Carneiro
  • Tiago Lima Sampaio

Resumo

Uma fonte de água potável é um requisito fundamental para a qualidade de vida. Diante disso, a inviabilidade do consumo da água pode ser verificada por parâmetros físico-químicos (FQ) e microbiológicos (MB) através da análise de água (AA). Portanto, o objetivo do presente trabalho é relatar sobre a atuação da Ipharma, Empresa Júnior (EJ) do curso de Farmácia da UFC, na prestação de serviço de avaliação da qualidade de água. O método adotado consiste preferencialmente na coleta da água pelos próprios membros da EJ no estabelecimento que contrata o serviço ou, em segundo caso, são repassadas as orientações para o cliente realizar a coleta. Podem ser coletadas amostras de poços, piscinas, caixas d’água, água mineral, entre outros. Esse serviço é realizado em parceria com a Farmácia Escola, onde os membros da EJ executam a AA com o auxílio de profissionais. Ao término do serviço, é disponibilizado para o cliente um questionário do Google Forms, no qual é considerada a NPS (Nota de Pesquisa de Satisfação); ao todo são seis questões objetivas, sendo quatro para a avaliação do serviço, utilizando-se a escala Likert de cinco pontos (sendo 5: “Excelente” e 1: “Ruim”). Em 2020, foram realizadas 12 AA completas e uma apenas MB, tendo 55,6% dos atuais membros participado da execução. Considerando o NPS, temos que 72,7% dos clientes que contrataram o serviço de AA responderam ao formulário. Destes, 87,5% deram nota 5 no item referente à satisfação com a frequência e forma com que as informações foram repassadas, e o restante deu nota 3. Nos itens de confiabilidade e cumprimento das expectativas, todos os clientes (100%) deram nota máxima (5). Para a avaliação geral do serviço 87,5%, deram nota 5, e 12,5%, nota 4. Os resultados sugerem que o serviço desenvolvido pela empresa teve um impacto socioambiental positivo, tanto no que diz respeito ao aprendizado da vivência prática proporcionada para os membros, quanto à satisfação dos clientes, além de contribuir para a saúde pública.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão