ATUAÇÃO DA LIGA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO EM 2020, EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA.
Resumo
ATUAÇÃO DA LIGA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO EM 2020, EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA. RESUMO A Liga Experimental de Comunicação é uma agência que integra estudantes de ambos os cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC): Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Diferentemente das demais agências de comunicação, a Liga atua em parceria com Movimentos Sociais, Organizações Não-Governamentais e outros projetos de extensão da UFC. Enquanto extensão, a Liga elabora projetos de comunicação e planejamento midiático para as parcerias, com os devidos acompanhamentos na parte prática. Desse modo, com essas conexões externas, os integrantes do projeto se beneficiam com reflexões e aprendizado prático. Em 2020, com o advento da pandemia, houve a necessidade da Liga se remodelar e se adaptar ao contexto, necessitando estar mais atuante no mundo on-line. Logo, o projeto aumentou a frequência de postagens e intensificou sua presença nas mais diversas redes sociais. Então, soma-se 76 publicações ao longo do ano, no Instagram, Facebook e Youtube. Além disso, a Liga consolidou duas parcerias: Movimento Círculos Populares e Ocupação Carlos Marighella. O resultado foi a formação dos membros da equipe de comunicação de cada uma, com oficinas e formações no âmbito comunicacional e segurança digital, além do acompanhamento e auxílio nas produções midiáticas. Ainda, os integrantes da Liga foram beneficiados com diversas formações internas, com temáticas de acordo com os déficits e necessidades dos membros. Para além das parcerias, o projeto continuou com a formação de articulistas - iniciado em 2019, porém apenas com 4 membros, que escrevem alternadamente para o Portal, totalizando 7 textos (de 9), só no segundo semestre de 2020. O Portal da Liga se manteve ativo e constante, com 20 textos ao longo do ano, escritos por estudantes e articulistas.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.