ATUAÇÃO DA LINABIOTEC EM PROL DA BIOTECNOLOGIA NO CENÁRIO DE PANDEMIA
Resumo
A Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia (LiNAbiotec) é uma organização sem fins lucrativos, formada por estudantes de graduações em biotecnologia de vinte universidades, que atua em prol da regulamentação e consolidação do profissional em biotecnologia. Para regulamentar uma profissão no Brasil, é necessário um moroso processo político e administrativo, envolvendo a discussão acerca do impacto da profissão para o desenvolvimento socioeconômico do país. O cenário de distanciamento e isolamento social trazido ao mundo em 2020 pelo surto de casos de Sars-Cov-2 levou ao aumento do consumo de conteúdo em redes sociais por parte da população. Neste contexto, as ações da LiNAbiotec visaram alcançar um público maior através da geração conteúdos didáticos acerca da relevância da biotecnologia, sendo o ponto alto, a produção de lives temáticas sobre os principais campos de atuação, conhecidos popularmente como "Cores da Biotecnologia". Como um dos resultados dessas ações, mais especificamente o movimento #VemComABiotec, a fanpage oficial da LiNAbiotec apresentou um crescimento no número de acessos de aproximadamente 5,3%, tendo atualmente 6.922 acessos. Também foi observado que no Dia do Biotecnologista, o conteúdo geral da página chegou a ser acessado 27.439 vezes, tendo tido 268 reproduções da live intitulada “#BiotecBranca: Biotecnologia Industrial”. Esses resultados irão auxiliar na tomada de decisões do Conselho Administrativo da LiNAbiotec para planejar ações futuras mais eficientes e de maior interesse para a sociedade, auxiliando assim na popularização da biotecnologia no país.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.