ATUAÇÃO DAS EMPRESAS JUNIORES NA UFC PARA COMBATE AOS EFEITOS DA COVID-19
Resumo
A Extensão Universitária tem um papel fundamental no vínculo entre sociedade e universidade através da prestação de serviços. Nesse contexto, a partir da situação enfrentada pelas pequenas e médias empresas cearenses devido aos efeitos do COVID-19, algumas Empresas Juniores da Universidade Federal do Ceará (EJs), sob a coordenação da Pró-reitoria de Extensão (PREX), organizaram e disponibilizaram um portfólio de serviços às empresas, visando amenizar os impactos econômicos decorrentes da COVID-19. Diante disso, o corrente trabalho objetiva analisar as ações realizadas pelas EJs para combater as consequências do novo coronavírus nas empresas que foram prejudicadas economicamente durante o período de pandemia. Metodologicamente, foi feita uma pesquisa com as Empresas Juniores da UFC via Google Forms, onde as EJs informaram os serviços gratuitos a serem realizados para atender as empresas, de forma remota e conforme regras de distanciamento social estabelecidas pelo governo do estado. Como resultado deste trabalho, 7 EJs responderam à pesquisa e declararam condições de realizar serviços nas circunstâncias estabelecidas, de forma a contribuir com pequenos e médios estabelecimentos, oferecendo principalmente mini consultorias, mentorias, ebooks e diagnósticos gratuitos. Finalmente, com as respostas obtidas na pesquisa, pode-se concluir que as iniciativas por parte das EJs para o combate aos efeitos do COVID-19 beneficiaram de forma direta e indireta cerca de 53 empresas, além de também atender a pequenos produtores rurais e 5 ONGs de Fortaleza. Dessa forma, o vínculo entre universidade e sociedade teve grande importância, pois tais ações possibilitaram a troca de conhecimento sobre a crise inédita que as empresas estavam passando, além de fortalecer o aprendizado dos integrantes das Empresas Juniores no seu crescimento profissional.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.