AVAC-R NA ESCOLA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS EVENTOS ON-LINE E PRESENCIAL
Resumo
Aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração (AVAC-R) são aplicações importantes da engenharia mecânica em diversos segmentos da atividade econômica. Para atender às demandas do mercado, é preciso primeiro divulgar o AVAC-R e as oportunidades existentes, além de estimular os estudantes do ensino médio para a área. Neste contexto, o presente trabalho descreve a 2a. edição do “AVAC-R na Escola” realizada on-line em 2020 pelo ASHRAE Fortaleza Student Branch (FSB), projeto de extensão da UFC, com estudantes da EEM Liceu do Conjunto Ceará. São apontados os prós e contras desta edição, e a compara com o evento presencial realizado em 2019. O evento on-line teve que ser reformatado em relação ao presencial, iniciando com uma abertura quebra-gelo, exposição sobre o FSB, as aplicações e o mercado de trabalho na área de AVAC-R, como a área está presente no Curso de Engenharia Mecânica na UFC e a ASHRAE, além da apresentação de vídeos sobre o funcionamento das geladeiras e dos condicionadores de ar Split, e uma sessão de perguntas e respostas no final. A satisfação dos participantes com o evento foi avaliada através de respostas voluntárias a um formulário eletrônico. O evento on-line teve 7 participantes, além da equipe do FSB, devido a alterações no calendário escolar e o evento ter sido realizado após o término do ano letivo na escola. Ainda assim, todos os 7 respondentes se declararam plenamente ou moderadamente satisfeitos ou com os temas e o conteúdo abordados, a qualidade dos palestrantes e a organização do evento; e recomendariam aos amigos participar do evento. Diante destes resultados, conclui-se que o AVAC-R na Escola pode ser realizado on-line no formato proposto, além do presencial, com potencial de atingir um público maior e mais distante, porém limita o contato pessoal e a interatividade das demonstrações in loco. Ambos os formatos presencial e on-line devem ser aprimorados e adotados nas próximas edições deste evento.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.