AVALIAÇÃO ANUAL DO IMPACTO DO NÚCLEO RONDON NA UFC NA REALIZAÇÃO DE POSTAGENS NAS MIDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
O Núcleo Rondon na UFC foi criado com o intuito de levar jovens universitários para conhecerem as diversas realidades sociais do Ceará, priorizando locais onde a saúde é negligenciada, levando não somente conhecimento, mas, também, atenção e humanização, conseguindo assim, contribuir com as necessidades da comunidade atendida. Diante do contexto de pandemia, trazendo a impossibilidade de atuação do projeto nas comunidades dentro e fora da capital, os membros viram então a possibilidade de contribuir com as demandas de saúde da população através do principal meio de comunicação dos dias de hoje: a internet. O objetivo foi relatar a experiência e apresentar sobre a utilização da ferramenta tecnológica virtual, o instagram, e suas possibilidades de atividades correlacionadas com orientações de possíveis demandas e dúvidas sobre saúde para estreitamento das relações da comunidade com os estudantes e profissionais, permitindo e facilitando o acesso ao conhecimento de forma simples e compreensível. Atualmente, o Instagram do Núcleo Rondon na UFC conta com 1436 seguidores e ,como resultado, foram desenvolvidas 55 publicações (entre artes e vídeos educativos) abrangendo a saúde de forma interdisciplinar e integrada. Concluiu-se que o trabalho oriundo da utilização das mídias sociais rendeu bastante retorno não só para a página, aumentando seu número de seguidores interessados em saber sobre temas pertinentes à saúde, como também para os membros que ali se dedicaram durante esse período, já que ensinar, aprender e buscar o melhor para o próximo são pilares do Núcleo Rondon na UFC.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.