AVALIAÇÃO DA DISPONIBILIDADE PARA APRENDIZAGEM INTERPROFISSIONAL DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CARACTERÍSTICAS DA AMOSTRA
Resumo
Introdução: A educação interprofissional é uma atividade que envolve dois ou mais profissionais que aprendem juntos de modo interativo para melhorar a colaboração e qualidade da atenção à saúde. Objetivo: Avaliar a disponibilidade para a aprendizagem interprofissional de estudantes dos cursos de saúde da Universidade Federal do Ceará (UFC). Metodologia: Trata-se de um estudo transversal e quantitativo. A amostra do estudo foram todos os discentes com mais de 18 anos dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia e Psicologia da UFC. No período de janeiro a outubro de 2020. O instrumento de pesquisa utilizado foi o RIPLS (Readiness for Interprofessional Learning Scale na versão em português). Os dados coletados foram transferidos para o Excel e a análise dos dados foi realizada no programa estatístico SPSS versão 20.0, onde foi realizada análise estatística descritiva. Resultados: A amostra final foi de 416 estudantes, majoritariamente composta por 278 participantes do sexo feminino (66,3%). Sendo 113 de Odontologia (27%), 68 da Enfermagem 16,2%, 77 do curso de Farmácia (18,4%), 49 de Medicina (11,7%), 72 de Psicologia (17,2%) e 40 de Fisioterapia (9,5%). Tendo maior prevalência de estudantes dos semestres inicial e intermediário (37,9% e 41,5% respectivamente). Quanto a participação em extensão universitária, 35,3% alegam fazer ou já ter feito parte de extensão apenas com estudantes do próprio curso e 33,9% alegam fazer ou já ter feito parte de extensão com estudantes de outros cursos. A maioria alegou não fazer parte de PET (88,5%). A média do RILPS foi 116,9. Conclusão: Destacam-se uma maior participação feminina, corroborando com a prevalência do gênero feminino nos cursos de saúde e a concordância dos estudantes frente a questões sobre benefício do aprendizado e do atendimento ao paciente com o emprego de disciplinas interprofissionais. Mostrando que os estudantes possuem grande disponibilidade para aprendizagem interprofissional.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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