AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA APLICAÇÃO DE PRÉ E PÓS-TESTE NA CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO SOBRE SEMIOLOGIA CARDIOVASCULAR

Autores

  • Lucas Matheus Medeiros de Castro
  • Elton Lencastre Morais Bessa
  • Ana Clara Santos Freitas
  • Jorge Luciano Campos Acioly Filho
  • Antônio Horácio Veras Falcão Filho
  • Antonio Augusto Guimaraes Lima

Resumo

INTRODUÇÃO: A semiologia cardiovascular é uma importante ferramenta no atendimento inicial de qualquer paciente e em qualquer circunstância. Sua realização adequada permite obter informações que facilitam o diagnóstico, tratamento e prognóstico de patologias. A relevância desse tema torna indispensável a abordagem do mesmo no curso de introdução a cardiologia do projeto de extensão da UFC, Liga do Coração. OBJETIVO: O intuito maior foi a avaliação da aquisição de conhecimento sobre a aula de semiologia cardiovascular através da utilização de pré e pós-testes online. METODOLOGIA: Foram aplicados questionários com 5 perguntas-padrão aos alunos participantes do curso, antes e após a aula, através do aplicativo google forms. O curso foi realizado no período de setembro de 2020, com aulas ministradas apenas por membros do projeto de extensão e disponibilizadas de modo assíncronas no google classroom. Os resultados com o número de acertos antes e após a aula foram organizados no Excel. RESULTADOS: O resultado obtido no pré-teste por uma média aritmética simples foi de 3,5 acertos de 5 questões, isso corresponde a 70% de acerto da prova, já a média de acertos no pós-teste foi de 4,5 correspondendo a 90% das questões. A partir desses resultados, podemos observar que houve um aumento de 20% de acertos do pós-teste em relação ao pré-teste. CONCLUSÃO: Diante do exposto, podemos concluir que o modelo de avaliação por meio de pré e pós-teste mostrou que houve uma melhora significativa na quantidade de acertos após serem ministradas aulas pelos integrantes da LIGA DO CORAÇÃO. Dessa maneira, podemos reforçar que o modelo tem uma boa eficácia no desenvolvimento do aprendizado do aluno.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão