AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A CAPACITAÇÃO PARA O CUIDADO FARMACÊUTICO

Autores

  • Diego Joca Paiva
  • Francisco David Araújo da Silva
  • Samylia Mota de Andrade
  • Mylenne Borges Jácome Mascarenhas
  • Reijane Mara Pinheiro Queiroz
  • Marta Maria de Franca Fonteles

Resumo

Introdução: O Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEATENF) é referência na prática do processo de cuidado, oferecendo Serviços Farmacêuticos Clínicos (SFC) e realização de projetos relacionados à pesquisa, ensino e extensão no curso de Farmácia. Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se a capacitação dos alunos para acompanharem os farmacêuticos nas UCF (Unidades de Cuidado Farmacêutico). Objetivou-se avaliar a percepção dos alunos em relação ao treinamento introdutório para o cuidado farmacêutico. Metodologia: O treinamento foi realizado através de encontros semanais, com os alunos, professores e farmacêuticos, de forma online, por meio da plataforma Google Meet. Abordaram-se as seguintes estratégias: estudo de artigos previamente selecionados e aplicação de questionário referente aos mesmos; aula sobre os principais serviços farmacêuticos, importância e aplicabilidade, bem como a execução de atividade para fixação do conteúdo; treinamento para pesquisa em base de dados preconizadas na literatura científica e treinamento para uso da plataforma digital “Canva”. Ao final do treinamento, foi aplicado um questionário para avaliar o nível de satisfação dos alunos, em relação aos temas apresentados, utilizando-se a escala de linkert. Resultados: Do total de 14 alunos, 71% (N=10) concordaram plenamente que as aulas foram bem compreendidas; 78% (N=11) concordaram plenamente que os temas foram relevantes para o exercício do cuidado farmacêutico; 71% (N=10) concordaram plenamente que os facilitadores repassaram as informações de forma clara e precisa e 78% (N=11) concordaram plenamente que os farmacêuticos foram acessíveis e prestativos. Conclusão: A capacitação introdutória obteve considerável aceitação pelos alunos participantes, contribuindo para a inserção do acadêmico nos cenários de prática das Unidades de Cuidado Farmacêutico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão