AVALIAÇÃO DA RELEVÂNCIA DAS PUBLICAÇÕES “LIGEM ENSINA” COMPARTILHADAS NO INSTAGRAM DA LIGA DE GENÉTICA MÉDICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Autores

  • Jad Gabriele Silva Maia
  • Bruna Sobreira Kubrusly
  • David Augusto Batista Sá Araújo
  • Martan Barroso Castelo Branco
  • José Ajax Nogueira Queiroz
  • Maria do Socorro Queiroz Alves De Souza

Resumo

INTRODUÇÃO: Durante a atual pandemia, ferramentas tecnológicas foram muito utilizadas para compartilhar conhecimento, sendo as mídias sociais, segundo Cavalcante et. al (2016), “possível ferramenta de apoio nesse contexto, uma vez que os estudantes universitários (...) já utilizam com frequência essas plataformas e muitas já fazem parte do cotidiano desses jovens”. OBJETIVO: Avaliar a relevância das publicações “LIGEM ENSINA” no Instagram da Liga de Genética Médica (LIGEM) da Universidade Federal do Ceará (UFC). MÉTODO: Questionário com 7 indagações, na plataforma Google Forms, para pessoas que acessaram o perfil da LIGEM. RESULTADOS: 20 respostas, de ambos os sexos, de diferentes semestres do curso de Medicina. Quando questionados se obtiveram novos conhecimentos a partir das publicações, 95% responderam “sim”, sendo os conteúdos mais citados: a relação entre a genética e a COVID-19, a MIS-C e os testes para diagnóstico da COVID-19, relevantes para atualizar o público sobre assuntos cruciais para a atual e futura realidade. 60% dos seguidores concordaram que realizaram aprofundamento de conteúdos em genética médica, havendo relato de que: “A publicação já trazia o conteúdo dos grupos que possuem maior frequência dos genes em questão, busquei mais informações sobre isso”, comprovando que as publicações também são úteis para estimular o estudo. Em relação a revisões de conteúdos já ministrados na genética médica, 95% dos estudantes afirmaram que conseguiram realizar excelentes revisões, principalmente das “Bases genéticas da neoplasia” (75%), conteúdo necessário para entender a origem das neoplasias. CONCLUSÃO: As publicações foram úteis para disseminar informações atualizadas, aprofundar e relembrar conhecimentos, além de estimular o estudo a partir de ferramentas de fácil acesso e com uma linguagem clara, beneficiando um maior número de pessoas de forma rápida e eficaz.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão