AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIA DIGITAL DE LIVES SOBRE SAÚDE MENTAL PARA COMUNIDADE DO GRANDE BOM JARDIM

Autores

  • Pedro Victor Cabral de Freitas
  • Paulo Rodrigues Nunes Neto

Resumo

Introdução:O projeto “Sim à Vida, não às Drogas” atua na região do grande Bom Jardim, uma área de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH 0,19). A pandemia afetou severamente as atividades presenciais com crianças e famílias assistidas. Realizaram-se lives sobre temas de saúde mental por meio da plataforma instagram como tentativa de manter o contato com a comunidade e mitigar efeitos do isolamento social sobre a saúde mental. Faz-se necessário avaliar adesão do público-alvo à estratégia das lives. Objetivo: Averiguar adesão dos pais das crianças do projeto às atividades ao vivo sobre saúde mental no instagram. Metodologia: Questionário anônimo e voluntário contendo 11 questões sobre acesso à internet, tecnologias digitais, participação e interesse nas lives foi aplicado a pais de crianças do projeto. Os participantes foram abordados durante visitas domiciliares de assistência social na comunidades. Resultados: A amostra final consistiu de 50 respondentes, dos quais 66% (N=33) eram do sexo feminino. Cerca de dois terços dos participantes relatou possuir acesso à internet. Pelo menos uma live foi assistida por 25% (N=12). As principais barreiras relatadas para assistir foram: desconhecimento (50%, N=25), não gostar ou não ver utilidade nos temas (34%, N=17) e dificuldades de conexão à internet (26%, N=13). Conclusão: Apesar do baixo nível socioeconômico, grande parte dos respondentes tinha internet para assistir aos evento online. Os dados obtidos sugerem que menos da metade do público-alvo participou das lives. A estratégia de divulgação e o formato dos eventos em mídias digitais necessitam ser revisados para ampliar a participação da comunidade beneficiada pelo “Sim à Vida”.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão