AVALIAÇÃO DO BEM ESTAR DOS ALUNOS DO PROJETO DE EXTENSÃO DURANTE AS AULAS DE KARATÊ NO DECORRER DO ISOLAMENTO SOCIAL.
Resumo
Em meio a um ano desafiador repleto de dúvidas e incertezas, nos vimos obrigados a nos adaptar de maneira repentina a um novo “normal”. Houve então a necessidade de modificar os modos de comunicação, de ensino, de ir ao supermercado, e quase todas as coisas mais rotineiras que se possam pensar. Todas essas mudanças ocasionadas pelo isolamento social trouxeram consigo uma série de doenças psicológicas. Umas das soluções apresentadas pela grande mídia e pelas diversas redes sociais as quais as pessoas estão inseridas, foi a prática de exercícios físicos, prática essa que necessita de um profissional capacitado para que se obtenha um bom resultado. Sendo assim, o presente trabalho busca avaliar se houve melhora no bem estar físico e emocional dos alunos que continuaram a prática do karatê-dô durante a pandemia mesmo que a distância. As aulas aconteciam duas vezes por semana, as terças e quintas, de 13:00 as 14:00. A plataforma escolhida para que as aulas acontecessem foi o TeamLink, por permitir que as aulas fossem gravadas e disponibilizadas para os participantes que não puderam estar presentes no momento síncrono. Participavam das aulas não apenas alunos de graduação e pós-graduação da UFC, mas servidores terceirizados e pessoas da comunidade do bairro do Pici. Ao fim do ano foi proposto um questionário a fim de aferir a influência do projeto no bem estar e saúde mental dos alunos. A partir das respostas obtidas por meio do questionário exposto acima, torna-se possível a avaliação da influência da pratica de karatê-dô durante a pandemia, levando em consideração a saúde mental e o bem estar dos alunos que participaram da referida pesquisa. Comparando as respostas obtidas será possível analisar se além dos benefícios à saúde advindos da prática de atividades físicas regulares comprovadas cientificamente, a prática da mesma por meio do projeto favorece a saúde mental no período de isolamento.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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