AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS LIVES REALIZADAS NO INSTAGRAM DO CENTRO DE ESTUDOS EM ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Autores

  • Ingrid Peixoto Furtado
  • Jamile Sá de Brito
  • Mylenne Borges Jácome Mascarenhas
  • João Victor Souza Oliveira
  • Lia Pinheiro de Lima
  • Marta Maria de Franca Fonteles

Resumo

As redes sociais possuem grande capacidade de alcançar diversas pessoas devido à enorme quantidade de usuários e a sua fácil utilização. Durante a pandemia de COVID-19, o uso das redes sociais tornou-se mais difundido levando seus usuários a utilizarem cada vez mais os seus recursos, dentre eles as lives, que são transmissões ao vivo realizadas pelo aplicativo Instagram. Diante disso, o Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEATENF) passou a utilizar esse recurso para divulgar conteúdos científicos sobre a atuação do farmacêutico abordando temas relacionados ou não à pandemia de COVID-19. O trabalho teve como objetivo avaliar o impacto das lives produzidas pelo CEATENF no Instagram durante o ano de 2020. Foram realizadas 8 lives com temas relacionados à farmácia como: Mudanças na rotina da Farmácia Comunitária para o enfrentamento da COVID-19; Cuidado farmacêutico em Saúde Mental; Desafios e perspectivas na atuação do farmacêutico clínico na sedoanalgesia e no bloqueio neuromuscular de pacientes críticos com COVID-19; dentre outros. Todas as lives ficaram salvas na página do CEATENF do Instagram para que pudessem ser assistidas posteriormente à sua exibição ao vivo. O número de visualizações e curtidas foram coletados a partir do aplicativo que mostra essas informações para cada um dos vídeos. As visualizações das lives variaram de 71 a 369 e o número de curtidas variou de 23 a 98. A live com mais visualizações e curtidas foi a de Desafios e perspectivas na atuação do farmacêutico clínico na sedoanalgesia e no bloqueio neuromuscular de pacientes críticos com COVID-19, seguida pela live sobre Mudanças na rotina da Farmácia Comunitária para o enfrentamento da COVID-19. Concluímos que as lives com maior alcance e aprovação dos usuários foram a com temas relacionados à COVID-19. Essas lives possibilitaram a troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais, assim como aumentaram a visibilidade da página do CEATENF no Instagram.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão