AÇÕES DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL (PADI) NO CENÁRIO REMOTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19)
Resumo
INTRODUÇÃO: O Programa de Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (PADI) tem como objetivo promover qualidade de vida para crianças típicas e atípicas e minimizar comprometimentos do desenvolvimento neuropsicomotor através da multidisciplinaridade. Os projetos são realizados em creches e escolas municipais e no Núcleo de Tratamento e Estimulacão Precoce (NUTEP), integrando estudantes, profissionais da saúde e comunidade para a promoção do desenvolvimento infantil. OBJETIVO: Relatar a atuação de um projeto de extensão no ano de 2020. METODOLOGIA: Trata-se de um trabalho descritivo acerca da adaptação de atividades de extensão para a perspectiva remota. Até o mês de março, as ações foram presenciais, com atendimento fisioterapêutico supervisionado de crianças com diagnóstico neurológico no NUTEP. Após a interrupção das atividades presenciais, foram enfatizados pontos como a discussão de artigos, capacitações e produção científica. RESULTADOS: As discussões abordaram o estado de evidência científica para o tratamento fisioterapêutico em Neuropediatria. As capacitações, conduzidas pela professora e pelos preceptores do programa, trataram da avaliação neurológica neonatal e infantil, desenvolvimento neurossensoriomotor do prematuro, avaliação motora da criança em desenvolvimento e desenvolvimento infantil em tempos de pandemia com enfoque na tecnologia. Ainda, foi produzido material sobre a relação entre COVID-19 e crianças com deficiência para postagem nas redes sociais, além de uma revisão integrativa sobre as repercussões clínicas da infecção pelo coronavírus em crianças. CONCLUSÃO: Assim, podemos concluir que a situação vivenciada este ano foi desafiadora e que, diante disso, as extensões se reinventaram para continuar cumprindo seu papel de contribuir e gerar ações positivas para a comunidade, no caso do PADI, aproveitando o momento para capacitar os discentes como futuros profissionais e produzir conteúdo acessível de forma direta para o público.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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