CAPACITANDO E AMPLIANDO - UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS CAPACITAÇÕES INTERNAS EM GENÉTICA PARA MEMBROS DA LIGA DE GENÉTICA MÉDICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
INTRODUÇÃO: As ligas acadêmicas são atividades desenvolvidas pelos alunos com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFC que fomentam atividades extensionistas em várias áreas. Dentre as atividades desenvolvidas, têm-se as capacitações internas, as quais são aulas discutidas pelos integrantes da liga, com o intuito de compartilhar conhecimento sobre temas enfocados pelo projeto. OBJETIVO: O presente trabalho avaliou a importância que os membros da Liga de Genética Médica (LIGEM) atribuem às capacitações internas e ainda as sugestões que eles propuseram com o fito de tornar esses momentos mais proveitosos. MÉTODO: Aplicou-se questionário misto aos membros da liga, composto de 4 perguntas fechadas e 1 aberta, as quais avaliaram desde percepções sobre o aprendizado ao planejar e executar as aulas, a importância delas para a graduação e sugestões para melhorar a produtividade de tais práticas. RESULTADOS: Analisando-se as respostas, infere-se que as capacitações internas são relevantes na graduação. De acordo com os resultados obtidos, em uma escala de 0 a 5, a importância das aulas, nesse contexto, ficou entre 4 e 5. O aprendizado no planejamento das capacitações foi considerado mais positivo do que a assistência a elas, com notas entre 9 e 10 em relação à execução e 5 e 8 para a visualização. Todos os membros consideraram os encontros nas capacitações positivos no sentido de melhorar a interação intragrupo. As sugestões para aprimorar as apresentações foram voltadas no intuito de tornar as atividades mais interativas; foi proposta a utilização de quizzes e casos clínicos, considerados elementos capazes de melhorar o conhecimento. CONCLUSÃO: As capacitações internas são elementos importantes de disseminação do conhecimento nas ligas acadêmicas e servem de apoio para temas também da graduação. A análise das opiniões evidenciou que iniciativas que propõem maior interação podem ser mais positivas e alcançar melhores resultados na aprendizagem e difusão do conhecimento.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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