CARTILHA DIDÁTICA RETRATANDO A ATUAÇÃO DAS MINHOCAS NO SOLO.
Resumo
Em épocas de pandemia, a internet vem contribuindo para o aperfeiçoamento e disseminação do conhecimento científico aos internautas. O projeto Solo na Escola-UFC contribui na disseminação das ciências do solo, usando as redes sociais para divulgar materiais didáticos e alertar a importância da macrofauna na conservação do solo. O objetivo desse trabalho foi elaborar e compartilhar uma cartilha, mostrando a importância das minhocas como fornecedores de estruturas físicas e de nutrientes ao solo. Foram realizados estudos bibliográficos sobre a importância das minhocas no solo e elaboração de uma cartilha didática, contendo os principais pontos para melhor compreensão do conteúdo. Por último foi feito um levantamento sobre a opinião dos internautas sobre o material disponibilizado via “Whatsapp”. O questionário eletrônico continha cinco perguntas de múltiplas escolhas, onde puderam avaliar o conteúdo como: muito bom, bom, intermediário, ruim ou muito ruim. O formulário ficou duas semanas disponíveis, obtendo um total de 50 respostas, com participação dos alunos da 7º e 8º séries, além do público em geral. Os resultados obtidos foram que 32%, 32%, 28%, 6% e 2% classificaram, respectivamente, como muito bom, bom, intermediário, ruim e muito ruim em relação aos seus conhecimentos sobre a importância das minhocas para o solo. Em relação ao material disponibilizado 68%, 28% e 4% consideraram, respectivamente, como muito bom, bom e intermediário. 78% e 22% consideraram, respectivamente, como muito bom e bom, abordar conhecimentos relacionado as Ciências do solo. Quando perguntados sobre a didática do conteúdo 74%, 22% e 4% classificaram como muito bom, bom e intermediário, respectivamente, a maneira que foi abordado o assunto. Portanto, em épocas de pandemia, a necessidade dos projetos de extensão em expandir seus conhecimentos por meio da internet foi, imensamente importante, na contribuição em manter as informações científicas aos internautas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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