CATAR FEIJÃO: DOCÊNCIA, LITERATURA E PESQUISA ACADÊMICA EM FORMATO DE PODCAST

Autores

  • Elayne Castro Correia
  • Kedma Janaína Freitas Damasceno
  • Gabriela Ramos Souza
  • Raimundo Fábio Gomes Carneiro
  • Roseli Barros Cunha

Resumo

O projeto de extensão Podcast Catar Feijão (2020) surgiu em meio ao período da pandemia de covid-19 e do consequente isolamento social como forma de tentar inovar as práticas de ensino e aprendizagem, que deveriam ser trabalhadas presencialmente nas disciplinas de Estágio em Docência II e III pelos alunos do Doutorado em Letras da UFC orientandos da professora dra. Roseli Barros Cunha. O Podcast Catar Feijão, que leva o título homônimo ao famoso poema do escritor João Cabral de Melo Neto (1965), tem o intuito de divulgar e discutir literatura de modo leve e acessível, destacando obras e escritores a partir da produção científica desenvolvida pelo Grupo de Estudos de Literatura, Tradução e suas Teorias (GELTT). A escolha se deu, haja vista que o formato de podcast tem maior abrangência de distribuição, publicado em plataformas on-line, além da divulgação em redes sociais. Soma-se a isso que pode ser desenvolvido apenas com recursos sonoros e com linguagem adequada ao formato, proporcionando um material prático, de modo a contribuir com a difusão do conhecimento científico desenvolvido na universidade. A primeira série do podcast é composta por seis episódios: o primeiro aborda o conceito de literatura de uma maneira mais geral; o segundo trata de Literatura Latino-americana e os quatro últimos apresentam, cada um por sua vez, as pesquisas individuais dos alunos da pós-graduação matriculados nas disciplinas citadas anteriormente. A produção dos episódios contou com as seguintes etapas: escrita colaborativa dos roteiros, gravação por meio de uma plataforma on-line, edição, postagem e divulgação. Para auxiliar nesta última etapa, foram criadas páginas no Facebook e no Instagram, que contam com um bom número de seguidores. Como resultado, as apreciações e retornos estão sendo bastante positivos, por isso acreditamos que o projeto contribui indubitavelmente para a inovação do processo pedagógico, tão necessária neste mundo cada vez mais tecnológico e desafiador.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão