CENTRAL DE AGENDAMENTO E O COVID19: DADOS E EXPERIÊNCIAS
Resumo
A Central de Agendamento é a primeira etapa de um fluxo de atendimento remoto em Psicologia de uma ação denominada de “PÃIM SOLIDÁRIO” desenvolvida durante o período de distanciamento social para apoiar a população em geral e a universitária em específico, frente a situação de pandemia. Formado por bolsistas de diferentes Pró-reitorias (PROGRAD, PRAE e PREX) a Central foi responsável por realizar o contato inicial com os inscritos e encaminhar para os atendimentos junto aos estudantes e psicólogos voluntários. Era responsabilidade deste dispositivo controlar o percurso do usuário, bem como finalizar o processo através do encaminhamento de um formulário de avaliação. Este trabalho tem como objetivo apresentar parcialmente os resultados obtidos através do instrumento de avaliação aplicado. Como metodologia utilizou-se a aplicação de um questionário virtual e a análise quantitativa das informações. Os resultados indicam 142 inscrições num dos eixos do “Pãim Solidário”. Destas, 107 foram até o final do fluxo. Entre as pessoas atendidas 51% marcaram a opção feminino, 17% masculino e 32% não responderam. Alunos da UFC corresponderam a 60% do público atendido, sendo o restante de outras IES ou da comunidade. Um número significativo de pessoas atendidas demonstrou estar em situação de risco, o que demandou um manejo sensível desde o primeiro contato por parte da equipe. Com relação às expectativas, 89% dos usuários atendidos declararam que estas foram atingidas em sua totalidade. Diante do exposto, reforça-se a necessidade da ampliação do desenvolvimento de modelos em saúde mental em formato remoto para o semestre 2020.2 voltados à comunidade interna da UFC. Salienta-se a necessidade da adaptação contínua dos fluxos de atendimento através da flexibilização e criatividade como forma de superar as contingências flutuantes e adversas de natureza política, econômica e social.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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