CENTRO DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS - CONTRIBUINDO PARA A INFORMAÇÃO DE QUALIDADE NA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA.

Autores

  • Lucas Alves Barbosa
  • Ana Cláudia Brito Passos
  • Ana Caroline Moreno de Oliveira
  • Bruna Ribeiro Duque
  • Mirian Parente Monteiro

Resumo

Introdução: Com a crescente crise causada pela disseminação de notícias falsas que comprometem o bem-estar social, é de suma importância a intervenção do meio acadêmico a fim de elucidar, explicar e esclarecer questões que não são de domínio público, principalmente quando envolvem assuntos relacionados com a saúde. Ademais a falta de informação e aceitabilidade de informações falsas se dão, principalmente, pela linguagem de fácil entendimento e recursos de imagens, além da descredibilização dos veículos de informação críveis e de responsabilidade social. Objetivo: O projeto teve como objetivo promover encontros a fim de discutir questões sobre saúde pública, uso racional de medicamentos, vacinas etc. para os funcionários da zeladoria da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) incluindo a definição e a importância desses temas e os perigos da disseminação de notícias falsas sobre os mesmos. Metodologia e Resultados: O projeto consistiu em dois encontros realizados nos dias 7 e 21 de novembro, com duração de 50 minutos, onde foram abordados assuntos relacionados à área da saúde, apresentados por slides e através de folders confeccionados para facilitar o entendimento acerca dos assuntos apresentados. Os encontros foram bastante proveitosos, com possibilidade de troca de informações sobre os temas e a realidade enfrentada e dúvidas que surgiam. Importante ressaltar que os encontros respeitaram os protocolos de segurança, com distanciamento e uso de máscaras. Os assuntos abordados foram escolhidos de acordo com a demanda e com o nível de importância por serem alvos de notícias falsas nos últimos anos. Conclusão: Foi percebido que são necessárias mais atividades que provoquem uma democratização da ciência, do conhecimento, uso de uma linguagem mais simples nas tratativas, pois o óbvio, para alguns, se faz obscuro. E é responsabilidade daqueles que detém o conhecimento levar para aqueles que não o possuem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão