CLASSES HOSPITALARES E FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: O QUE ESTÁ PREVISTO EM LEI E COMO ACONTECE NA PRÁTICA.

Autores

  • Maria das Dores Rodrigues Chagas De Sousa
  • Raquel Vasco dos Santos Cunha
  • Roberia Vieira Barreto Gomes

Resumo

O Atendimento Educacional Hospitalar (AEH) tem vivenciado significativas mudanças ao longo dos anos em busca de sua efetivação no Brasil, tal ação necessita do profissional pedagogo para atuar na área com formação específica. Para atuar nas classes hospitalar o professor deverá ter como formação pedagógica inicial em cursos de pedagogia ou licenciatura e habilitação em educação especial. Assim, a Universidade Federal do Ceará (UFC) vem disponibilizando em sua grade curricular disciplinas optativas e projetos de extensão que visam essa formação inicial. Dessa forma, o presente artigo teve como objetivo identificar a legislação e os conceitos que estabelecem o AEH e analisar a formação inicial dos professores para o AEH em Fortaleza-ce das secretarias de educação e da UFC a partir das lives realizadas no período remoto de abril a junho de 2020. Para alcançarmos nossos objetivos utilizamos como metodologia a análise documental e observações das lives realizadas nesse período. Nossos resultados apontaram que existe uma legislação para a efetivação do AEH; a formação inicial do professor para o AEH acontece na UFC através de projetos de extensão e disciplina curricular no Curso de Pedagogia, mas, as secretarias de educação não realizam essa formação no referido município, observamos que o hospital público utiliza voluntários e alunos do projeto de extensão para o AEH. Concluímos que a formação inicial do professor realizada pela UFC, Curso de Pedagogia torna-se essencial para a efetivação dessa ação pedagógica, mas, é necessário que o Poder Público assuma essa responsabilidade que é Direito à Educação para todos os alunos que se encontram hospitalizados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão