COLCHA DE RETALHOS E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Andre Raul Cavalcante Monteiro
  • Joaquim Francisco Cordeiro Neto

Resumo

O objetivo principal do projeto consistiu no desenvolvimento da identidade visual e artefatos de comunicação para o projeto social Colcha de Retalhos, dando suporte a sua divulgação. Além disso, o projeto também visa proporcionar a apresentação de novas possibilidades de design gráfico, promocional e de produtos utilizando a lona vinílica de banners com valor comercial mais significativo para impulsionar a geração de renda. O cenário excepcional imposto pela pandemia de Covid-19 impediu a execução do calendário e atividades do projeto em 2020. A impossibilidade de encontros presenciais e o cancelamento dos eventos locais, nacionais e internacionais comprometeu a realização das ações do Colcha de Retalhos, impactando negativamente o desenvolvimento de produtos, criação coletiva de artefatos de comunicação e atividades de ativação de marca. Entretanto, em 2020, foi possível conhecer – remotamente – o projeto e participar de videoconferências, além de desenvolver uma proposta de marca gráfica e também uma revisão da apresentação institucional do projeto matricial para a criação de peças comunicacionais. Como resultado parcial, o benchmarking e moodboard de referências de negócios e produtos similares com maior valor agregado foi apresentado aos principais articuladores do projeto. Além disso, a proposta preliminar de marca gráfica e apresentação do Colcha de Retalhos também foram confeccionadas a apresentadas remotamente aos organizadores. É desejo que as estratégias e artefatos de comunicação possam ser capazes de impulsionar o impacto econômico e social do projeto. Porém, para que a proposta de um fazer criativo colaborativo aconteça, utilizando a abordagem do Design Thinking será preciso contar com o reencontro de organizadores, parceiros estratégicos e, principalmente, beneficiados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão