CONSULTORIAS DE MÍDIA PARA MICROEMPREENDEDORES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Sefora Lavor Pires
  • Alexandre Vieira de Mesquita Machado
  • João Victor Amancio Tomaz
  • Janice Leal de Carvalho Vasconcelos

Resumo

A pandemia do Covid-19 foi um desafio para os microempreendedores e pequenas empresas que migraram seu meio de atuação do offline para o online. A fim de ajudar nessa transição, a Pró-Reitoria de Extensão em conjunto com as Empresas Juniores (EJs) da UFC promoveu, entre Maio e Julho, consultorias gratuitas para os empreendedores desse grupo. A Rastro Agência Jr. (Publicidade), a GTI (Engenharia de Computação e Engenharia de Telecomunicações) e a CODIjr. (Sistemas e Mídias Digitais) realizaram consultorias de gerenciamento de mídias sociais. Para isso, disponibilzou-se um formulário de inscrição no instagram das empresas juniores, além da divulgação da PREX, através dos veículos de comunicação da UFC e outros canais de comunicação da cidade. Dividiu-se os atendimentos entre as EJs de acordo com as necessidades específicas de cada um dos empreendedores. A Rastro atendeu efetivamente cinco empresas, dos seguintes segmentos: Alimentício, Tecnologia Assistiva e Educacional. As consultorias funcionaram em quatro etapas: Primeiro, a equipe da Rastro se reuniu com cada empresa a fim de entender suas maiores dificuldades na transição para o online. A partir disso, a equipe analisou os conteúdos e as métricas do perfil da empresa e estudou os concorrentes e os perfis de referência que nos eram fornecidos. Assim, foi redigido um documento com dicas e formas de aprimorar tanto os conteúdos que já vinham sendo produzidos quanto novas ideias a serem integradas às redes sociais da marca. A entrega acontecia durante uma reunião na qual era ensinado o passo a passo do que estava sendo proposto. Por fim, um mês após a reunião, foi feito contato com as empresas, para coletar feedbacks e fornecer uma última assistência. Dentre os retornos, os empreendedores relataram uma maior facilidade em produzir conteúdos, um olhar mais estratégico para o engajamento no perfil e até mudanças visuais na rede social e na identidade da marca a partir das consultorias.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão