CONTATO DE ESTUDANTES DE MEDICINA COM PACIENTES PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL

Autores

  • Nicolas Costa Barreto
  • Eugenio de Moura Campos

Resumo

Introdução: Comorbidade entre doenças clínicas e transtornos mentais (TM) é frequente. Durante o ciclo clínico, alunos de medicina comumente têm contato com pacientes nestas condições nos ambulatórios didáticos, muitas vezes permeado por insegurança quanto à abordagem dos sintomas psíquicos (SP). Objetivo: Analisar a experiência de acadêmicos de medicina no manejo de pacientes com TM em ambulatórios não psiquiátricos. Metodologia: Foi enviado um questionário online aos alunos dos 7°, 8° e 9° semestres, com perguntas sobre a frequência com que se depararam com portadores de TM; os sintomas apresentados; se consideravam-se aptos para lidar com eles; e sobre o manejo clínico estabelecido. Resultados: 33 alunos responderam. 13 do 7° semestre, 11 do 8° semestre e 9 do 9° semestre. 30 alunos (90,9%) relataram ter tido contato com pacientes com SP, a maioria parte (73%) no ambulatório de Ginecologia. A maioria (66,7%) declarou “ansiedade/transtorno ansioso” como manifestação mais comum entre os pacientes. Em 56,7% dos casos houve manejo dos SP pelo médico do ambulatório, sendo que 71,4% dos alunos acreditam que o manejo não foi adequado. A imensa maioria (90,9%) dos estudantes admite ser inapta para lidar com pacientes portadores de TM. Inexperiência e falta de aulas específicas foram as razões mais listadas. 84,8% dos alunos cogitam que os médicos também estão pouco preparados para lidar estes pacientes. Conclusão: A literatura documenta que os médicos em geral não estão habilitados para manejar adequadamente pacientes com TM. Urge que os currículos das escolas médicas incrementem a formação na área de saúde mental a fim de melhor preparar os alunos para lidar com os pacientes na sua integralidade e espera-se que os gestores de saúde pública implementem programas de educação permanente do tipo Matriciamento na Atenção Primária e Interconsulta Psiquiátrica em Hospitais Gerais e em Ambulatórios de outras especialidades.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão