COVID-19 E TELENURSING: ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA PARA A CONTINUIDADE DA ASSISTÊNCIA
Resumo
Desde 2019, o Núcleo Acadêmico de Enfermagem Clínica (NAEC) realizava consultas de enfermagem para a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará. Entretanto, após o início da pandemia de Covid-19, os atendimentos precisaram ser suspensos, sendo necessário pensar novas estratégias para garantir a continuidade na assistência. Objetivou-se relatar a elaboração de uma estratégia para a implementação do telenursing em um projeto de extensão. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por membros e colaboradores do NAEC entre os meses de agosto e dezembro de 2020. Durante a reunião de planejamento semestral do projeto, todos os membros responderam ao questionamento “O que devemos fazer para conseguir realizar os atendimentos virtuais?”, a fim de elaborar, em conjunto, uma metodologia para a implementação do telenursing. Desse modo, estabeleceu-se quatro atividades essenciais antes de iniciar as tele-consultas: a adaptação do instrumento utilizado nas consultas presenciais, a realização de uma revisão de literatura sobre o tema, a exposição e debate dos artigos provenientes dessa revisão e uma capacitação ministrada por um profissional com experiência em telenursing. Também foi acordado que, assim como nos atendimentos presenciais, as consultas virtuais também precisariam ser supervisionadas por um profissional de enfermagem. Conclui-se que o telenursing é uma estratégia viável e de fácil implementação para a retomada dos atendimentos de enfermagem interrompidos pela pandemia de Covid-19.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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