CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE UM PODCAST SOBRE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO VOLTADO A GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA
Resumo
O uso de novas metodologias da informação, como, por exemplo, recursos audiovisuais, técnicas de rádio, recursos teatrais e musicais, dentre outros, já é bastante comum em vários contextos educacionais. Alguns pesquisadores apontam que uma das dificuldades mais relatadas por estudantes para o estudo de uma matéria é a dificuldade de manter a concentração em um conteúdo. O podcast mostra-se como uma alternativa. Ele obviamente não substitui o trabalho de leitura e reflexão sobre um assunto. Mas vem somar-se aos recursos didáticos de ensino, tendo em vista que, por exemplo, alguns temas acadêmicos não precisam necessariamente ser atrelados ao ambiente físico da sala de aula. O formato de podcast recebe muito bem o humor como pano de fundo. Além do mais, o formato de áudio pode facilitar o acesso dos conteúdos para portadores de deficiência visual. Outro fator favorável ao uso de podcasts para fins acadêmicos/educativos é o fato de que, com o auxílio das novas tecnologias de comunicação, a possibilidade de agregar pessoas de diferentes locais em uma conversa virtual coletiva diminui bastante o custo de um debate que, há algum tempo atrás, só seria possível em encontros científicos e afins. O AcearáCAST (lê-se “acêarákést”) tem o objetivo de produzir e disponibilizar um podcast relacionado à Análise do Comportamento de um jeito bem humorado e regional, unindo assim a difusão do conhecimento científico em Psicologia e a valorização de um forte aspecto da cultura cearense. Uma definição mais simples do que seria o podcast é que ele pode ser comparado a um programa de rádio gravado que fica hospedado na internet e pode ser acessado e ouvido por qualquer um em qualquer lugar. Este podcast tem 4 apresentadores fixos e, a depender do tema, convidados que discutirão periodicamente os mais variados temas. A proposta inicial é que sejam programas com aproximadamente 35 minutos de duração que serão divulgados nas plataformas de podcast e nas redes sociais a cada 15 dias.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.