CULTURAS INDÍGENAS E FORMAÇÃO DE BIÓLOGOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – RELATO DE APRENDIZADO NA DISCIPLINA EDUCAÇÃO INDÍGENA

Autores

  • Filipe Maciel de Souza
  • Jose Mendes Fonteles Filho

Resumo

A disciplina de Educação Indígena (oferecida pela FACED-UFC) oportuniza aos estudantes o contato com essa área relativamente nova nos campos científicos do Ensino atrelado à Pesquisa - sendo a base bibliográfica especificada e o próprio docente-tutor um dos pioneiros nacionais na investigação sobre as etnias indígenas do Ceará e sua relação com a docência. De modo particular, o povo Tremembé torna-se referência no currículo da disciplina por questão de pertencimento histórico e habitacional (Praia de Almofala em Itarema) e pela iniciativa da criação do MITS (Magistério Indígena Tremembé Superior) na UFC. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar os temas abordados nas atividades ao longo do semestre 2020.1 e a relevância uníssona de fatores que contribuíram para a escolha dessa disciplina para um estudante do curso de Biologia, curioso em saber como os povos indígenas lidam com a natureza dos locais onde estão inseridos. Dentre as análises, no decorrer da disciplina, constitui-se uma nova perspectiva sobre parte da História do Ceará e, notadamente, oferece ricas informações sobre a relação desses povos com os ambientes naturais em que estão inseridos. Comportam-se de forma ecológica, produzindo as condições de sua sobrevivência com sustentabilidade e responsabilidade, sendo esse um dos interesses das Ciências Biológicas em sua totalidade. Concretiza-se, ao final, a ideia de que esses povos são criativos, incluindo-se aí suas competências na construção de cursos de nível superior para a formação de professores de suas escolas, através de um inusitado processo político-pedagógico, com vistas às futuras gerações, preparando-as para interpretarem o universo gnosiológico em que estão situados, na realidade atual. Dessa forma, constata-se a relevância da disciplina Educação Indígena para o enriquecimento e ampliação do repertório de possibilidades de pesquisas e intervenções para a formação de Biológos/as na UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão