CURSO DE LEITURA – CONHECENDO MELHOR FORTALEZA, A TERRA QUE NOS REMETE A IRACEMA: VIVÊNCIA EM TEMPO DE PANDEMIA

Autores

  • Alana Maria Veras de Assis
  • Isadora Maria Cavalcante Oliveira
  • Maria Ednilza Oliveira Moreira

Resumo

Em um ano incomum como o de 2020, o projeto CURSO DE LEITURA – CONHECENDO MELHOR FORTALEZA, A TERRA QUE NOS REMETE À IRACEMA direcionou suas atividades para a difusão do ícone “Iracema” nas redes socais, no intuito de salientar como a personagem de José de Alencar integra a construção da nossa identidade cultural. Objetivando compartilhar saberes sobre a presença de Iracema e de outros elementos que permeiam a obra alencarina no cotidiano fortalezense, buscamos uma participação ativa no Instagram do Programa Iracema. Na plataforma digital, realizamos a migração da aula de campo no roteiro turístico “Caminhos de Iracema” para a internet. Desse modo, o público alvo do Curso de Leitura pôde continuar acompanhando o roteiro implantado pela Secretaria de turismo de Fortaleza e adotado pelo Programa Iracema como uma modalidade de aula que contribui para a manutenção das ações do projeto. Contudo, isso ocorreu necessariamente de forma virtual. Durante o período da extensa quarenta, o Curso de Leitura foi realizando postagens sistemáticas a cada semana, onde era apresentado um dos roteiros da aula de campo. Além deste trabalho, mantivemos sintonia com escola, no intuito de mantermos viva as ações do Curso. Também realizamos oficinas virtuais para formação de novos bolsistas, aprofundando os conhecimentos que estes tinham sobre a personagem de José de Alencar. Constatamos que as ações realizadas pelo Curso de Leitura em 2020 fazem o projeto se consolidar como uma significativa ação de extensão. As atividades empreendidas para que o projeto Curso de leitura – conhecendo melhor Fortaleza, a terra que nos remete à Iracema garantissem sua manutenção obteve adesão satisfatória, tanto nas redes sociais como por professores de escola parceira do Programa Iracema. Nosso estudo foi embasado em SOARES (2006); Barbieri, 2013 e SOUSA (2014).

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão