CURSO PRÉ-VESTIBULAR PAULO FREIRE COMO POTENCIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DE BIOLOGIA

Autores

  • Leonardo Souza de Andrade
  • Alex Xavier Santiago da Silva

Resumo

O Curso Pré-Vestibular Paulo Freire (Curso PF) é um Projeto de Ensino e Extensão desenvolvido pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, objetivando o ensino e preparação de alunos e ex-alunos da rede pública de ensino básico para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Curso PF já possui mais de 20 anos de atividade docente desenvolvida por alunos graduandos de Instituições de Ensino Superior nas mais diversas matérias: Geografia, Matemática, Biologia, Redação, Química, entre outros. A importância de um Projeto de Extensão desenvolvido pela Universidade se faz muito clara ao estabelecer esta ponte entre a Academia e a Comunidade, partindo da ideia da Universidade Pública para todos e todas. Atividades desta natureza se mostram enriquecedoras tanto para os professores (alunos graduandos) na experiência de atividade docente, quanto para os alunos que objetivam ingressar no ensino superior público. O desenvolvimento do projeto objetiva acima de tudo a formação cidadã e crítica, estimulando o crescimento pessoal de todos os envolvidos, seja na experiência docente, ou sobre a visão holística sobre a natureza e os processos naturais que rodeiam os ecossistemas, ou até mesmo sobre questões sociais, de forma interdisciplinar. Por fim, práticas docentes como as desenvolvidas no Curso PF se mostram essenciais na formação docente de licenciandos (BAPTISTA, 2003), como no caso da Biologia II, disciplina desenvolvida por aluno de Licenciatura em Ciências Biológicas que obteve ótimas avaliações por parte dos alunos do Projeto. As avaliações levaram em consideração a didática e o material didático desenvolvido pelo professor, que renderam elogios como “Material incrível”, “slides perfeitos, de fácil compreensão e memorização” Desta forma, é clara a oportunidade de crescimento para ambas as partes envolvidas e a relação de gratidão que se firma entre os envolvidos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão