DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DA CIDADE DE FORTALEZA

Autores

  • Tereza VictÓria Nascimento Rodrigues
  • Ingrid Louback de Castro Moura

Resumo

No ano de 2019, na China, tivemos o surgimento do Coronavírus, que afetou a população e alastrou-se de maneira gradual, até atingir caráter pandêmico. A partir daí, diversas foram as mudanças ocorridas no âmbito social, econômico e educacional, e, sobre esse último, não podemos deixar de falar da escola, um ambiente que foi tomado por anseios, por conta das vastas redes de interações e da possibilidade de transmissão da doença às pessoas de grupo de risco que vivem no mesmo ambiente familiar das crianças e dos jovens. Partindo desse pressuposto, foi optado pelo Ministério da Educação que houvesse a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais. No entanto, seria essa transição algo simples e fácil? Este trabalho, desenvolvido na disciplina de Pesquisa Educacional I, teve por objetivo elencar as dificuldades pedagógicas e “extra-pedagógicas”, que se aplicam tanto ao professor quanto ao aluno, seja com o uso de ferramentas tecnológicas, com a incerteza na qualidade da internet ou com a não garantia de um ambiente propício ao estudo, além da situação emocional em que tanto professor quanto aluno se encontram. Esta pesquisa foi feita por meio de um formulário gerado na plataforma Google Forms, e derivou de uma revisão bibliográfica por meio de textos e artigos relacionados com a temática, possuindo caráter descritivo, onde os sujeitos da pesquisa consistem em professores da rede pública e privada da cidade de Fortaleza, a qual ocupa o campo da análise. A partir dessa busca, feita de forma observacional e comparativa, foi possível obter uma perspectiva de enfrentamento de desafios e superação de obstáculos, de caráter pedagógico, tecnológico e pessoal. Esse processo pôde ser observado tanto em docentes quanto em discentes, manifestando-se de diferentes formas, variando juntamente com o cenário onde os sujeitos estavam inseridos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão