DO TEXTO AO CONTEXTO: INCENTIVO À LEITURA DAS NOVAS FORMAS DE LINGUAGEM

Autores

  • Deyse Carla da Silva Mota
  • Paulo Henrique Paiva da Silva
  • Débora Castelo Branco Colares Maia
  • Ana Carolina Fonseca Lindoso Melo

Resumo

O Projeto Relação Traças-Livros, desde 2017, está vinculado às ações de extensão da Universidade Federal do Ceará-UFC. Trata-se de uma ação de compartilhamento de livros e saberes das mais variadas áreas do conhecimento, com funcionamento ativo, principalmente, no Departamento de Patologia e Medicina Legal UFC/DPML, localizado no campus do Porangabuçu. Inicialmente, como alternativa de ocupação do tempo livre dos alunos, buscou-se propor o incentivo de leitura, propondo-se, então, o elo entre literatura e ciência. No entanto, no contexto da Pandemia, houve uma necessidade de adequação do perfil das atividades realizadas. Para tanto, o presente projeto objetivou realinhar as ações de extensão com midiatização de leituras digitais. Foi criado um perfil na rede social Instagram vinculado ao coordenador(a) do projeto e alunos voluntários. Dessa forma, foram desenvolvidos infográficos para, por meio deles, realizar campanhas informativas e educativas acerca da COVID-19. Entre as atividades realizadas, houve a publicização de palestras, cursos, dados científicos, disponibilização on-line de materiais educativos para adoção de novos hábitos ligados a promoção da saúde. No que se refere à comprovação dos resultados, o programa conta com material documental como postagens divulgadas pela autora do projeto, além de outras fontes que comprovam a evolução do projeto junto a nossa rede social.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão