É DA NOSSA ESCOLA QUE FALAMOS: O PESQUISARCOM EM FACE DA PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Este resumo tem como objetivo apresentar o projeto de extensão “É da Nossa Escola que Falamos” realizado em parceria com uma escola pública da cidade de Fortaleza/CE durante o ano de 2020 por meio de dois grupos de pesquisa nos quais participaram 8 alunos do ensino médio, sendo quatro desses, bolsistas PIBIC-EM. Tendo como ponto de partida os resultados da pesquisa “Educação, modos de subjetivação e formação de jovens pesquisadores da micropolítica do cotidiano escolar”, realizada em 2019 e que resultou em sete trabalhos idealizados e construídos por alunos da rede pública, foi possível tensionar as relações entre juventude, o pesquisar e a escola pública. Os dois grupos de pesquisa contaram com 19 encontros ao longo do ano, sendo 8 sobre a pesquisa “Cidadania, Educação e Modos de Subjetivação: Pesquisadores da Micropolítica do Cotidiano Escolar” e 11 para a discussão do tema “Matern(idade) e Patern(idade) na Adolescência e sua Relação com o Contexto Escolar”. Como ferramentas norteadoras das nossas discussões, lançamos mão dos fundamentos teorico-metodologicos da Pesquisa Intervenção, com a Critical Participatory Action Research (CPAR) e também da Análise Institucional de René Lourau. Partindo dessas referências, procuramos realizar os grupos de forma a estimular os alunos a se colocarem na posição de protagonistas da pesquisa, priorizando os conhecimentos trazidos por eles e construídos nos encontros a noções teóricas desvinculadas a realidade do ambiente escolar que eles participam. Em face da pandemia da Covid-19, o projeto precisou se adaptar à nova realidade dos estudantes e recriar espaços de interação virtual, tendo como principal barreira as dificuldades socioeconômicas dos participantes. Frente a isso, foi necessária uma reinvenção na forma de realizar os encontros, potencializando a interação e o contato, mesmo que virtual, entre os participantes.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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