EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DURANTE A PANDEMIA EM 2020: CURSO DE EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS

Autores

  • Joyce de Santiago Honorato
  • Gabriel Coelho Brito Dias
  • Artur Queirós Azevedo
  • Hyan Staytskowy Magalhães Martins
  • Bernardo Chaves Lima
  • Virna da Costa E Silva

Resumo

É de extrema importância que os profissionais e os estudantes da área da saúde tenham acesso à formação e ao aperfeiçoamento no que diz respeito ao manejo de emergências pediátricas, para que possam, de maneira assertiva e segura, lidar com diferentes situações nos serviços que atuam. Nesse sentido, a difusão do ensino de emergências pediátricas é imprescindível para que os pacientes pediátricos tenham acesso a atendimento de qualidade e, assim, melhor prognóstico. O trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de uma atividade de Ensino à Distância (EaD) acerca de emergências pediátricas para inscritos de todo Brasil, ocorrida no período de 27 de julho a 07 de agosto. A atividade foi realizada pelo Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória Pediátrica (PERC Ped), projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, e teve como público-alvo alunos e profissionais da área da saúde. Foram 11 aulas ministradas por médicos pediatras e disponibilizadas por duas semanas no YouTube como vídeo não listado, de maneira assíncrona, sendo os links das aulas enviados apenas para os participantes por meio do e-mail. Ao fim do prazo do curso, cerca de 2040 pessoas foram capacitadas e as videoaulas somaram 18.860 acessos. Os participantes responderam pós-testes ao fim das aulas, via Google Forms, sobre o assunto abordado na aula e foi possível identificar grande taxa de acertos. Em pesquisa de satisfação, o público capacitado demonstrou contentamento com o conteúdo ministrado e com o método escolhido, demonstrando o sucesso do método EaD assíncrono no contexto do curso realizado. Fica evidente, dessa maneira, o vasto alcance da ferramenta de ensino utilizada, sendo essencial para a disseminação de conhecimento durante o contexto de pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão