EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: COMO PROFESSORES(AS) DO ESTADO DO CEARÁ LIDARAM COM AULAS E O ESTÁGIO ON-LINE EM 2020?
Resumo
O ano de 2020 foi um marco na história da humanidade. Uma pandemia que assolou e continua a agir em todo mundo. Mudou a rotina, drasticamente, de toda sociedade ocidental e globalizada. No decorrer do século XXI, o desenvolvimento tecnológico permitiu que vários países, de culturas diferentes pudessem se conectar através do rápido acesso à informação e da interação social através de computadores e da internet. Dentro desse contexto, as metodologias e tecnologias inseridas no processo educacional brasileiro foram postas à prova. O objetivo deste trabalho é perscrutar como professores(as) da rede pública de educação básica do Estado do Ceará lidaram com as adversidades - e as possíveis facilidades - que a tecnologia propiciou para a continuidade das atividades educacionais em meio às restrições provocadas pela covid-19. Para tanto, foram realizadas entrevistas, de modelo estruturado, com docentes da área da educação física que trabalham na educação básica e que colaboram em um grupo de pesquisa. Um dos requisitos, além do já citado, era ser supervisor(a) de estágio no período em que as entrevistas foram feitas, por meio da rede social WhatsApp, entre os dias 21 e 24 de outubro de 2020. Seis docentes participaram da pesquisa. As perguntas abordavam o contexto prático do processo educacional em meio à pandemia até questões de cunho social. De maneira geral, todos(as) os(as) docentes tiveram dificuldades iniciais para interagir e se apropriar dos programas e aplicativos à disposição. Outro aspecto é que foi possível receber estagiários(as), mas foi bem deficitária a interação desses(as) com seus(as) alunos(as). O que ficou bem explícito é que há muitas desigualdades sociais no Brasil, e o acesso à educação não foge dessa lógica, principalmente quando se diz respeito à introdução e ao acesso de meios tecnológicos que venham auxiliar ou mesmo ser a alternativa viável a depender do contexto. E o grave contexto, no caso, foi e é uma pandemia.Publicado
2021-01-01
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XXIX Encontro de Extensão
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