EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: A IMPORT NCIA DA ESCUTA DAS CRIANÇAS

Autores

  • Maria Cecilia Martins Aguiar Magalhaes Pedrosa
  • Bruna Carla Balbino dos Santos
  • Marcelle Arruda Cabral Costa

Resumo

Este trabalho apresenta uma ação de extensão na área de formação de professores, com foco no desenvolvimento de Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. A base teórico-metodológica adota a perspectiva de Dewey (1976) e as experiências propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (BRASIL, 2009). A ação foi motivada pela demanda de professores da rede pública de Fortaleza interessados em conhecer o trabalho com projetos desenvolvido pela UUNDC, onde o principal foco é o interesse das crianças. Esse ano, com a pandemia, precisamos modificar o modo de funcionamento da ação de extensão, sendo assim, os encontros formativos se deram a partir de reuniões síncronas com estudantes de cursos de licenciaturas. Outra adaptação para o contexto de pandemia foi a substituição do acompanhamento dos trabalhos com projetos no Centro de Educação Infantil (CEI) Mário Quintana, por encontros que incluíram reflexões sobre as interações remotas na Educação Infantil em contexto de pandemia. Como orientar as práticas interativas pelo compromisso ético do respeito às crianças e suas famílias e buscar uma atitude de acolhimento e escuta que contribuíssem para o fortalecimento de vínculos, nortearam nossas reflexões. O planejamento das interações remotas buscou interações centradas nos interesses das crianças, com estratégias lúdicas e significativas. Outras ações relevantes foram realizadas no âmbito desse Projeto: a elaboração de um artigo sobre as contribuições do trabalho com projetos na formação de professores (no prelo) e a realização de uma palestra sobre o Projeto, em um Webnário Internacional denominado “Percorrendo o Brasil: Desafios e Potencialidades nos Itinerários da Educação das Infâncias nas IFES”, organizado pelas Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil e Escolas de Aplicação, tratando de temas relevantes para acadêmicos e profissionais da Educação Infantil e mostrando os trabalhos desenvolvidos em Unidades de todo o Brasil.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão