EFEITO DA PANDEMIA COVID-19 NO ATENDIMENTO AOS PACIENTES DO AMBULATÓRIO DE PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO
Resumo
A pandemia do novo Coronavírus trouxe modificações para o funcionamento social dadas as medidas de prevenção contra o vírus, como o distanciamento social e o uso de máscaras, resultando também em alterações na dinâmica de atendimento dos pacientes e do funcionamento do Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência (AMPIA) do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), o que trouxe desafios para a intervenção da equipe profissional. O presente relato busca descrever as mudanças ocasionadas pela pandemia Covid-19 no AMPIA e na atuação dos extensionistas da Liga de Neurologia e Psiquiatria Infantil (LINEPI). Os profissionais do AMPIA nortearam suas ações a partir do plano de contingência para Covid-19 do HUWC, já as atividades de extensão da LINEPI, por sua vez, foram suspensas durante o período de alto contágio no Ceará e retornaram no segundo semestre de 2020, quando foi observado que: 1) Os grupos com os cuidadores e com os pacientes foram interrompidos, 2) Intervenções que demandam aproximação e uso de objetos compartilhados – como por exemplo, a mediação do vínculo a partir do brincar e as atividades da terapia ocupacional – foram descontinuadas, 3) Número reduzido de profissionais, extensionistas, pacientes e 4) A utilização de equipamentos de proteção individual pela equipe. Diante disso, houve um prejuízo quanto às intervenções que focam no desenvolvimento da interação social entre pacientes e cuidadores, entretanto a equipe profissional utilizou-se de estratégias que, dentro das limitações de uma pandemia, possibilitaram a continuidade dos atendimentos com qualidade e o acolhimento das demandas que surgiram nesse contexto atípico. Houve uma mudança de foco na atuação dos extensionistas, que passaram a acompanhar exclusivamente as consultas e a supervisão dessas, sendo esses ambientes de grandes aprendizados e tendo propiciado o contato dos alunos com demandas que emergiram do cenário atual.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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