ELABORAÇÃO DE FOLDER INFORMATIVO SOBRE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

Autores

  • Gustavo de Oliveira Gomes
  • Allyson Jordan Xavier da Silva
  • Lara Régis do Nascimento
  • Lívia Santiago de Paula
  • Nayara Silva Lima
  • Maria Augusta Drago Ferreira

Resumo

Inclusos dentro da lista de Doenças Tropicais Negligenciadas da Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes com animais peçonhentos são uma das principais causas de morbimortalidade em todo mundo. Segundo o DATASUS, no Brasil, as notificações desses acidentes foram 265 mil no ano de 2019. Sendo assim, o propósito do projeto de extensão, Centro de Estudos em Toxicologia da Universidade Federal do Ceará (CETOX - UFC), foi o de utilizar um material informativo para conscientizar a população sobre os perigos e os cuidados em caso de acidentes com animais peçonhentos. O objetivo foi descrever a criação de um folder educativo sobre os animais peçonhentos. O estudo foi realizado em três etapas, no ano de 2020. A primeira etapa foi de revisão da literatura sobre o tema em bases de dados online para pesquisa científica em saúde e organização do conteúdo fundamentado nas informações levantadas; a segunda etapa foi de planejamento de montagem e contextualização; já a terceira etapa foi de construção do folder. Este apresenta informações sobre a diferença entre animais peçonhentos e animais venenosos; trata das principais espécies causadoras de acidentes no Brasil; como evitar os acidentes; as principais condutas a serem adotadas em caso de acidentes por serpentes, escorpiões, aranhas, lacraias e abelhas e telefones para contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Instituto Dr. Frota (CIATox – IJF), a única unidade de saúde especializada no atendimento a esses eventos tóxicos no Ceará. O folder, assim produzido, propicia a propagação de informação atualizada e confiável, além de estabelecer uma conexão entre a população e a Universidade. Conclui-se que a confecção de um folder informativo exige a escolha de um tema pertinente, revisão da literatura científica à cerca do assunto a ser abordado, desenvolvimento de um texto curto e de fácil entendimento geral, planejamento de execução e uma conversão do texto para imagem de forma efetiva e educativa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão